Dia de homenagem a Joaquim Agostinho

Em 1970, Joaquim Agostinho venceu a sua primeira Volta a Portugal, numa altura em que já era uma das figuras do ciclismo nacional, com vitórias no Tour. Firmino Bernardino e Leonel Miranda foram os seus leais companheiros do Sporting para o levar à primeira de três conquistas. Os dois ciclistas contribuíram decisivamente para não permitir veleidades ao FC Porto, onde pontificavam as figuras de Joaquim Leão, Mário Silva e José Azevedo. 50 anos depois, a Volta recorda esse momento de Agostinho, com uma chegada a Torres Vedras.

A sexta etapa, desta sábado, será assim de homenagem, com Torres Vedras a juntar uma chegada na Volta ao habitual Troféu Joaquim Agostinho, há muito uma das provas mais importantes do calendário português. A sua icónica estátua é um local de paragem obrigatória para os amantes da modalidade e em ano de cinquentenário da primeira vitória na Volta a Portugal, a Edição Especial de 2020 não esquece o ciclista que marcou a história do ciclismo nacional.

Com início nas Caldas da Rainha, o pelotão vai ter um dia de périplo pela zona Oeste. São Martinho do Porto, Salir do Porto, Foz do Arelho, Óbidos e Bombarral, por exemplo, fazem parte de um percurso que terá apenas uma quarta categoria em Alfeizerão, logo nos primeiros quilómetros, dos 155. Em Alcobaça, Cadaval e Santa Cruz estão instaladas as metas volantes.

Frederico Figueiredo tem boas recordações de Torres Vedras, pois há duas semanas celebrou a vitória no Troféu. Porém, no que a vitória de etapa diz respeito, esta etapa da Volta é mais uma para os sprinters, quando se está na reta final da corrida. Segunda-feira haverá o contrarrelógio em Lisboa para consagrar o vencedor.

Os candidatos em Torres Vedras são novamente Daniel McLay (Arkéa Samsic), César Martingil (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), João Matias (Aviludo-Louletano), Samuel Caldeira (W52-FC Porto), Leangel Linarez (Miranda-Mortágua) e Rafael Silva (Efapel). Porém, não se poderá afastar a hipótese de alguém tentar surpreender numa fase final muito técnica.