Última oportunidade numa etapa em linha

Nos últimos anos, Setúbal reentrou na rota do ciclismo, recebendo tanto a Volta a Portugal, como a Clássica da Arrábida. E será precisamente a passagem pela Arrábida onde poderá ver-se uma última animação na definição da geral, seja na luta pela amarela, pelo pódio, ou pelo top dez. Lisboa está à vista, mas em Setúbal haverá uma última oportunidade para os não especialistas no contra-relógio para tentar uma vitória de etapa.

Para os sprinters terem nova oportunidade, será necessário passar a segunda categoria na Arrábida, que terminará a menos de 20 quilómetros da meta. O final será rápido, com a Avenida Luísa Todi a ser novamente o palco que recebe o pelotão. Entre Loures e a cidade sadina serão 161 quilómetros, com uma quarta categoria em Carvalha. As metas volantes estão instaladas em Vila Franca de Xira, Montigo e Palmela.

De recordar que Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista) e Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) lideram a montanha e os pontos, respetivamente. O primeiro já sabe que vai subir ao pódio final em Lisboa, o segundo ainda terá de defender a sua liderança.

Um ciclista tem muito boas recordações de Setúbal. Não só porque é perto da sua casa – Palmela -, mas porque ali vestiu a camisola amarela, depois de vencer o prólogo da Volta a Portugal de 2018. Rafael Reis representava a Caja Rural (está atualmente no Feirense) e mostrou naquele dia porque é um grandes especialistas portugueses no esforço individual.

Porém, há outro corredor que também já celebrou em Setúbal e, ao contrário de Reis, terá hipótese de repetir nesta sétima tirada. Daniel Mestre (W52-FC Porto) é um dos fortes candidatos, pois é um ciclista que passa bem dificuldades como a da Arrábida. Outro Daniel, o Freitas (Miranda-Mortágua), tem realizado uma excelente Volta a Portugal (está à porta do top dez) e este é um final de etapa que lhe deverá agradar, pois os sprinters chamados mais “puros”, casos de Daniel McLay (Arkéa Samsic), poderão não gostar da segunda categoria que têm de enfrentar.

A partida está agendada para as 13h20 no Parque da Cidade de Loures e a chegada acontecerá entre as 17h30 e 17h45.